Reabilitação Oral: A Realidade dos Implantes Dentários

quinta-feira, 9 de agosto de 2012 0 comentários
Se, por uma razão ou outra, você chegou ao fim da linha: perdeu algum dente....
Tenho uma boa notícia para você:

"...I said NO, NO, NO!!..."

O fim da linha era há muito tempo atrás!! A odontologia moderna construiu novos trilhos e hoje são inúmeras as oluções para substituir um dente perdido, seja através de próteses adesivas, próteses removíveis e, principalmente, através dos implantes dentários, que são mais simples e acessíveis do que muitos imaginam. Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.


A reposição de dentes perdidos por implantes dentários tem sido feita há mais de 50 anos. O que outrora era um procedimento extremamente complexo, que precisava ser realizado em ambiente hospitalar, com materiais e equipamentos pouco específicos para esse fim (onerando o paciente tanto financeiramente quanto por não ter um percentual de sucesso significativamente alto), hoje evoluiu para procedimentos mais simples, menos traumáticos, realizados no consultório odontológico, sob anestesia local, utilizando materiais altamente desenvolvidos. Assim, hoje, nas reabilitações realizadas através da colocação de implantes, temos uma probabilidade de sucesso muito superior, sendo de 95%.

A reabilitação oral por meio de implantes é feita em quatro etapas:

1) Diagnóstico, avaliação do caso e análise de exames - Nessa etapa será avaliado se o caso está indicado para a colocação de implantes, a saúde do paciente, análise dos exames radiográficos ou tomografias para determinação da condição do osso que irá suportar o implante, a necessidade ou não de colocação de enxerto ósseo ou outro procedimento cirúrgico complementar.


2) Cirurgia de colocação do implante - Esta é a fase em que é realizado o procedimento cirúrgico de colocação do implante no osso. Após a realização da cirurgia, o paciente aguardará em torno de 3 a 4 meses para a colocação da prótese sobre o implante. Esse período é necessário para a osseointegração do implante (formação de osso ao redor do implante, de forma que fique aderido no osso). Alguns casos permitem a colocação da prótese imediatamente após a realização da cirurgia, são os chamados "implantes de carga imediata". Maaaas, dou ênfase no "ALGUNS" casos...


3) Etapa protética - Essa é a fase em que o resultado aparece: confecção da prótese, que é feita através da moldagem da boca do paciente.

4) A última etapa, que na realidade é concomitante às outras, seria o cuidado do paciente na higienização e manutenção do implante. Lembrando que o sucesso da terapia depende disso. 
Também é importante realizar o acompanhamento periódico com o dentista.




Viu??? Simples como sorrir!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Dra. Ana Carolina Soares | TNB