Bons hábitos que todos deveriam ter: Check-up Odontológico

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 0 comentários
Gosto sempre de comparar as visitas regulares ao dentista com as revisões anuais dos carros. Os princípios são basicamente os mesmos e é uma comparação que todo mundo entende.

 
O por quê dos check-ups:
O objetivo da revisão veicular anual é verificar em que estado as peças do automóvel se encontram. Os carros semi novos ou novos, à semelhança dos carros mais antigos, precisam de um acompanhamento cuidadoso de modo a evitar acidentes e também para garantir melhor performance na estrada. De maneira análoga, o check-up odontológico objetiva a prevenção da saúde bucal e, por conseguinte, da saúde como um todo. Grande parte das doenças, se descobertas logo no início, apresenta além de tratamento mais simples, um prognóstico mais favorável. E, como resultado, economiza-se tempo, dinheiro e disposição.
Quando fazer um check-up:
É ponto assente que um carro precisa de uma revisão periódica para conseguir circular nas melhores condições, de forma a evitar qualquer tipo de acidente. A validade da revisão automóvel pode ser feita pela quilometragem ou pelo tempo do seu carro. Pela quilometragem é aconselhável que a revisão seja feita a cada 10,000 quilometros. Por tempo, a cada ano.
Semelhantemente, instituiu-se um prazo para o retorno ao dentista, diz-se a cada 6 meses. Porém, assim como existem carros mais antigos e carros novos, que inspiram cuidados diferentes, os pacientes também apresentam necessidades distintas. Há pacientes de baixo risco para determinadas doenças que podem fazer o check-up em um espaço de tempo maior, por exemplo de um ano. Por outro lado, há aqueles que requerem um acompanhamento mais rigoroso, devendo retornar a cada 3 meses. Cabe ao dentista avaliar a necessidade de cada um e assim orientá-los em relação ao retorno.
Onde fazer o check-up:
A concessionária da marca é o local ideal para fazer a revisão do seu veículo, não há dúvidas quanto a isso. Lá teremos a certeza que o serviço prestado é de qualidade. Porém, quando acaba o período da garantia do carro, muitos tendem a buscar outras alternativas visando uma maior economia. Mas, atenção: a não ser que você encontre um mecânico de total confiança, trocar a concessionária por uma alternativa mais barata pode sair mais caro no fim das contas!
E no meio odontológico, o similar é verdadeiro. É muito importante ter um dentista de confiança que conheça toda sua história médica/ odontológica e se possível, de sua família. Dessa forma, ele poderá indicar as melhores opções de tratamento para seu caso e estipular seu tempo de retorno. Sentir confiança no profissional que lhe presta atendimento dá um conforto maior ao paciente, torna até menos dolorosos e incômodos os procedimentos clínicos.

Ninguém quer isso!!!
 Lembrando que um trabalho bem feito cuida do seu bolso também 


Por: Dra. Ana Carolina Soares

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Dra. Ana Carolina Soares | TNB